Tudo sobre Ginecologia e Obstetrícia

O médico ginecologista tem o papel de cuidar da mulher em todas as fases da sua vida, fazendo um acompanhamento regular desde a adolescência até o climatério.
A consulta ginecológica tem como foco atuar na prevenção e diagnóstico das doenças, bem como no planejamento familiar e orientação geral nas questões relacionadas à sua saúde e bem estar.

Esse acompanhamento engloba todas as faixas etárias:

Adolescência

O atendimento ginecológico nesta fase da vida busca maior atenção em prevenção, no sentido de proteger a paciente de doenças futuras e também de uma possível gravidez precoce. As principais questões tratadas na consulta médica estão relacionadas com as inseguranças quanto ao próprio corpo, sexualidade e métodos de contracepção.

Período Reprodutivo

São vários tópicos que envolvem a mulher nessa faixa etária. Alguns problemas tratados em ginecologia, principalmente nessa fase são:

Amenorréia (ausência dos períodos menstruais)
Corrimento e infecções vaginais
Cisto ovariano
Doença inflamatória pélvica
Dor pélvica
Métodos anticoncepcionais
Infertilidade
Incontinência urinária
Mioma uterino
Sexualidade
Dor mamária

O Check Up Ginecológico

É extremamente importante para acompanharmos essas e outras questões de saúde da mulher. O check up varia de acordo com a faixa etária em que a mulher se encontra, mas sempre é acompanhado por uma avaliação clínica e realização de exames complementares.

Pré-Natal

O pré-natal é o acompanhamento dos 9 meses de gestação, garantindo uma gravidez saudável, tanto para a mamãe quanto para o bebê.

É durante o pré-natal que são realizadas avaliações constantes do ganho de peso e da pressão arterial da gestante, assim como exames de sangue, incluindo hemograma, glicemia e sorologias de várias doenças, como toxoplasmose, rubéola, sífilis, hepatite e HIV.

São feitas também ultrassonografias obstétricas e morfológicas para checar o desenvolvimento do bebê. Através desses exames pode-se evitar diversas doenças e complicações que podem atrapalhar o bom andamento da gestação.

A frequência ideal para as consultas é:

  • até a 34° semana: uma vez por mês
  • da 34º a 38° semana: duas vezes ao mês
  • a partir daí o ideal é que a gestante visite seu médico uma vez por semana até o parto.

Climatério

A partir dos 50 anos de idade, a queda dos níveis hormonais acarretam mudanças no corpo da mulher, que vão desde as incômodas ondas de calor até modificações na pele, unha e cabelos.

É muito importante que se faça um acompanhamento ginecológico para o tratamento adequado, que pode aliviar o desconforto para as mulheres que apresentam sintomas.

Responsável Técnico: Dr. Sérgio Podgaec - CRM 72644 / Ginecologia e Obstetrícia